O que é um site industrial?
Um site industrial é um site criado para uma empresa envolvida em:
Fabricação
Engenharia
Construção
Soluções
Empresas prestadoras de serviços neste setor.
Este setor, conhecido como setor secundário da economia – que produz bens ou constrói coisas.
Sites industriais são sites B2B. Eles têm uma gama complexa de produtos e serviços.
O conteúdo deve ser cuidadosamente selecionado para ser fácil de digerir, mas também detalhado o suficiente para os leitores técnicos que estão ajudando na decisão de compra.
Os objetivos de um site industrial
Sites industriais são uma forma de aproximar a indústria para seus clientes apresentando produtos, soluções e assim se manterem presentes no mercado mostrando competitividade e vigor comercial como:
Agir como um matchmaker
Ajude a fazer a escolha lógica
Mostrar experiência e fornecer conhecimento
Mostrar preço e serviços detalhados
Educar, persuadir.
Lidar com as necessidades emocionais do cliente (moeda emocional)
- Validação, segurança, confiança
Características de um site industrial
Produtos e serviços complexos
Conteúdo multifacetado para atender a diferentes públicos
Layouts limpos e minimalistas
Criação de sites industriais
Modelos de sites industriais
Modelos (templates) de sites industriais devem ser evitados. O design do modelo não é adequado (pelo menos não nos estágios iniciais) de criar um site tão personalizado.
Mesmo que um modelo pareça bom, o processo de criação de um site industrial não deve começar com um modelo “TEMPLATE”.
Ao olhar para os modelos, você está influenciando a maneira como projeta seu site com base em recursos visuais – e isso pode até levar a um site bonito, mas sem a identidade de sua empresa.
Análise competitiva de sites industriais
É muito melhor olhar para sites reais para obter ideias apenas sobre navegação e estrutura de conteúdo. Quando realizamos uma análise competitiva do site, cobrimos:
- Concorrentes diretos
- Melhor posicionado
- Gigantes da indústria
- Empresas comparáveis em diferentes países
Estratégia de conteúdo
Quanto mais conteúdo, melhor.
Estratégias de conteúdo devem ser realizadas para os diferentes tipos de usuários.
- Auxiliar técnico de compras
- Concorrente da China
- Concorrente dos Estados Unidos
- Alguém na fase de aprendizagem
- Alguém na fase de planejamento
- Alguém com intenção de compra
Todos os tipos de pessoas visitarão seu site para obter informações para ajudá-los a resolver um problema técnico/operacional atual.
Eles usarão o conteúdo do site para fazer escolhas com base em recursos, preço, desempenho, duração da garantia, tamanho e todos os tipos de critérios específicos.
Quanto mais informações você tiver em seu site, maior a probabilidade de eles encontrarem você e entrarem em contato com você.
As coisas que você precisa pensar são:
- Quanto conteúdo você pode obter para iniciar o projeto?
- Quanto conteúdo pode ser criado sem atrasar muito o projeto?
- Qual é a quantidade ideal de conteúdo?
- Qual é a estratégia de crescimento de conteúdo após o lançamento?
Para responder a essas perguntas, você precisa planejar seu conteúdo com cuidado. Seja em um wireframe ou em um documento.
Wireframes para sites industriais
Os wireframes iniciais devem ser em preto e branco, com a menor influência possível no layout. Eles devem apenas separar o conteúdo em partes lógicas para ser o mais fácil de ler possível.
Isso é mais difícil do que parece, pois a maioria das pessoas é visual e vai querer começar a influenciar o layout a partir de ideias que viram ao olhar para modelos ou sites concorrentes.
Aparência do site
Um site industrial precisa ter um apelo emocional limpo e discreto. Muitas vezes, a emoção é usada para ver a conexão que a indústria tem com o consumidor final.
No entanto, você se conecta – esta conexão é geralmente alcançada através do uso de pessoas nas fotos. Tenha cuidado ao usar fotografia de banco de imagens, pois pode danificar a marca se as fotos parecerem falsas ou clichês.
Observar modelos e sites em uma análise competitiva mostrará que há uma linguagem de cores em jogo. O amarelo é frequentemente usado, independentemente do esquema de cores dominante – há uma certa angularidade, vivacidade e ousadia em um site industrial.
Marketing de negócios industriais on-line
O marketing digital para empresas industriais envolverá estratégias promocionais de sites B2B que se concentram no ciclo de vendas de longo prazo.
Para uma introdução geral ao marketing digital e à promoção online, leia nosso artigo sobre os princípios gerais da promoção de marketing digital.
Construindo o entendimento
Especificamente, para clientes industriais, trata-se de ajudar as pessoas a entender sua solução técnica.
Muitos usuários não são técnicos e não poderão ver que seu produto ou serviço pode ser adaptado às suas necessidades. Não, a menos que você deixe claro.
Informações técnicas secas de capacidades são importantes para pesquisadores técnicos, mas não dão vida ao assunto para pesquisadores de nível gerencial.
Dê exemplos para que o usuário possa imaginar como sua solução irá atender suas necessidades específicas.
Por exemplo: as soluções técnicas são normalmente ilustradas mostrando como elas são usadas em diferentes setores.
Construindo relacionamentos
Os sites são usados para ajudar a iniciar relacionamentos pessoais.
Qualquer um que vá comprometer sua empresa a comprar algo potencialmente caro: algo que altere a forma como a empresa opera precisará de garantias que apenas um ser humano pode dar.
Aumente os pontos de contato
Facilite o contato das pessoas com você. Você aprenderá com mais interação com o cliente sobre como melhorar seu site e marketing. Você ajudará seu processo de vendas com esse conhecimento.
As formas de aumentar a interação humana são:
- E-mails
- Funções de chat no site
- Mídia social
- Números de contato
Para as empresas industriais B2B – o objetivo das mídias sociais não é a publicidade – são as relações públicas e assegurar a qualquer potencial comprador que a empresa está viva e bem e tem uma bússola moral.
O LinkedIn para sua equipe-chave ajuda sua empresa a parecer moderna, transparente e bem gerenciada. Se uma empresa vai ser sócia: se um funcionário vai arriscar sua reputação com você, eles vão querer ter certeza de que os responsáveis sabem o que estão fazendo e conquistaram sua confiança.
Eventos on-line
Eventos online são sua chance de influenciar a indústria a seu favor.
Este é um jogo de longo prazo e muitos espectadores serão estudantes, candidatos a emprego e assim por diante. Essas são as pessoas que você deve influenciar agora, pois elas trabalharão para você, seus clientes ou seus concorrentes no futuro.
Por que manter seu site?
A tecnologia muda regularmente
A tecnologia que executa seu site funciona em todo o ecossistema da Internet. As tecnologias avançam rapidamente e sites que antes funcionavam sem problemas podem começar a desenvolver falhas.
Sites são complexos
O site industrial médio é tão complexo quanto um site corporativo. Pode haver software de gerenciamento de produtos, software de segurança, software de gerenciamento de contatos que precisem de manutenção e verificação regulares.
Sites crescem e mudam
A adição e exclusão regulares de conteúdo e recursos em seu site podem apresentar problemas inesperados, como velocidades lentas e incompatibilidades de software.
O que acontecerá se você não realizar manutenções em seu site?
- Velocidade lenta
- Site não aparecendo corretamente
- Links quebrados
- Riscos de segurança
Como evitar que erros aconteçam
Faça a manutenção do seu site regularmente.
Você precisará de 20 a 30 horas por mês para cuidar do seu site. O serviço de manutenção da Microsenior pode te ajudar aqui.
Fortaleça sua segurança regularmente
Use o software para verificar se há ataques em seu site. Os ataques podem ser de concorrentes ou hackers. Leia mais sobre segurança e administração.
SITES INDUSTRIAIS - FAQ
Como construir um site industrial?
- Reduza o número de blocos de menu para 7. …
- Use cabeçalhos de rodapé para separar os blocos de texto uns dos outros. …
- Coloque os itens de navegação onde as pessoas precisam deles. …
- Certifique-se de que seu logotipo redirecione o usuário para a página principal. …
- Deixe botões para CTAs principais. …
- Barras laterais separadas do resto da página.
O que é um site da indústria?
O objetivo da maioria dos sites industriais é atrair visitantes e convertê-los em leads, ou direcionar as vendas diretamente para uma plataforma de comércio eletrônico.
Como você projeta um site?
- Defina seu objetivo.
- Escolha um construtor de sites.
- Defina seu layout.
- Reivindique seu nome de domínio.
- Reúna seu conteúdo.
- Adicione as páginas certas.
- Projete os elementos do seu site.
- Escolha as ferramentas profissionais que você precisa.
Como deve ser um site profissional?
- Mobile First Design: Certifique-se de otimizar seu site para dispositivos móveis.
- Considere os chatbots: integre o chat automatizado para gerar conversões.
- Minimize o tempo de carregamento: reduza o tempo de carregamento da página e aumente o engajamento.
- Custom vs Template Design: Escolha a melhor opção de design para suas necessidades e orçamento.
O que torna um site atraente?
Um site visualmente atraente começa com um design sólido e um esquema de cores consciente. As cores que você usa ressoam com diferentes sentimentos e podem desencadear diferentes respostas.
Ao definir sua marca, transfira isso para o seu site para criar uma experiência holística de você e sua empresa.
O que um bom site precisa?
- Bem Projetado e Funcional. Seu site reflete sua empresa, seus produtos, seus serviços e, finalmente, sua marca. …
- Fácil de usar. …
- Otimizado para celular. …
- Conteúdo fresco e de qualidade. …
- Contato e localização facilmente acessíveis. …
- Chamadas claras para ação. …
- Otimizado para Pesquisa e Web Social.
0 comentários