Você está interessado em aprender sobre o WhatsApp Business e o que ele pode oferecer como ferramenta de suporte ao cliente? A introdução de um novo canal pode ser demorada e complicada – mas não se preocupe. Detalhamos tudo o que você precisa saber sobre o WhatsApp Business para prepará-lo para essa nova adição ao seu kit de ferramentas omnicanal.
O WhatsApp é o canal de mensagens global mais popular. Com 2 bilhões de usuários ativos diários enviando 65 bilhões de mensagens por dia, não é surpresa que o Facebook (os desenvolvedores por trás do WhatsApp) expandiu sua plataforma para incluir um aplicativo de negócios: WhatsApp Business .
O WhatsApp Business é um aplicativo de bate-papo OTT (over-the-top) que traz a funcionalidade e a conveniência das mensagens pessoais para as comunicações com o cliente. Mais de 5 milhões de usuários corporativos aproveitam essa plataforma de mensagens popular hoje.
Os aplicativos de mensagens OTT são alternativas de terceiros aos serviços de mensagens de texto tradicionalmente fornecidos por operadoras de rede móvel. O WhatsApp fornece mensagens rápidas e de baixo custo trocadas pela internet por meio de smartphones, laptops, computadores desktop, tablets e até smartwatches conectados.
Quando usado em conjunto com outros canais móveis , o WhatsApp Business torna-se um elemento indispensável de uma estratégia de marketing omnicanal bem-sucedida.
Como o WhatsApp Business e o SMS são diferentes?
Os aplicativos de mensagens OTT, como o WhatsApp, ultrapassaram rapidamente as mensagens SMS por seu custo, velocidade e capacidade de conversar com pessoas em todo o mundo. Embora o WhatsApp Business e o SMS funcionem de forma semelhante, existem algumas diferenças importantes:
- Os consumidores só podem enviar e receber mensagens SMS entre telefones celulares. No entanto, você pode acessar as mensagens do WhatsApp em qualquer dispositivo com conexão à Internet, incluindo desktops, laptops, tablets e telefones.
- Com o WhatsApp Business, você pode conversar com qualquer pessoa no mundo virtualmente de graça, enquanto as operadoras de celular normalmente cobram por mensagens SMS com custos extras para mensagens internacionais. As mensagens do WhatsApp ignoram as taxas de roaming de SMS ou os custos flutuantes da operadora porque são entregues como uma mensagem OTT, tornando-a ideal para empresas que se comunicam com clientes fora de suas regiões.
- As mensagens SMS podem ser enviadas para qualquer telefone celular, independentemente da operadora, enquanto as mensagens do WhatsApp são limitadas aos proprietários de dispositivos com uma conta do WhatsApp. Em última análise, o envio de mensagens do WhatsApp só é útil se os clientes estiverem ativos na plataforma ou como uma opção de mensagens de fallback (os clientes recebem essas mensagens se o SMS não for entregue).
Os benefícios do WhatsApp Business
1. Comunicações de duas vias convenientes
O WhatsApp Business oferece às empresas uma maneira de se envolver em mensagens bidirecionais com os clientes por meio de um aplicativo que eles provavelmente já estão usando para conversas de bate-papo diárias. O aplicativo oferece às empresas uma porta de entrada conveniente e direta para uma variedade de comunicações e campanhas de clientes.
2. Melhor atendimento ao cliente
Já se foram os dias de atendimento ao cliente frustrante e chamadas de suporte, longos tempos de espera, roteamento interminável para agentes e e-mails de suporte acumulados. O WhatsApp Business oferece às empresas um ambiente pessoal para conversar com os clientes em tempo real. Ao fornecer as informações e o suporte que seus clientes procuram, o WhatsApp Business promove a fidelidade e a confiança.
3. Conversas verificadas pela marca
Toda empresa deve criar um “ Perfil comercial ” no WhatsApp, uma identidade comercial exclusiva que injeta elementos de marca em suas conversas do WhatsApp. Você pode adicionar números de contato, URLs de sites, localizações de lojas, detalhes promocionais e muito mais. O WhatsApp Business também permite adicionar multimídia às mensagens, incluindo imagens, vídeos e documentos.
4. Alcance Global
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular em mais de 100 países, com uma base global de clientes de mais de 2 bilhões, tornando-se um canal perfeito para as empresas alcançarem públicos cativos.
5. Inicie automaticamente mais conversas
Depois que os usuários optarem por receber mensagens do WhatsApp da sua empresa, você poderá criar mensagens modelo que notificam os clientes para dar o próximo passo é iniciar uma conversa.
Ao impor políticas rígidas de qualidade de conteúdo e tempos de resposta, o WhatsApp garante que os usuários não recebam spam ou comunicações irrelevantes. O WhatsApp também exige que os usuários corporativos respondam às mensagens recebidas dos clientes dentro de 24 horas usando uma mensagem sem modelo.
6. Segurança adicionada com opt-in de mensagens do cliente
Gerenciar vários regulamentos e leis de conformidade pode ser uma grande dor de cabeça para as empresas.
O WhatsApp incorpora recursos de segurança como criptografia de ponta a ponta e autenticação de dois fatores para manter os consumidores e as empresas seguros. O WhatsApp Business também verifica sua conta comercial no momento do registro, garantindo aos clientes sua identidade quando optam por receber seus textos e comunicações.
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