Essas dicas sobre como melhorar os títulos compatíveis com SEO também podem ser aplicadas a campanhas de marketing de mecanismos de pesquisa, como publicidade PPC.
1. Pesquise e use as palavras-chave certas
A pesquisa de palavras-chave é o núcleo do SEO. Normalmente, esse processo envolve a identificação de uma palavra-chave primária junto com variações.
Para títulos e manchetes, a prioridade é usar uma palavra-chave primária como palavra-chave de foco.
As principais palavras-chave das ferramentas de SEO são consultas de pesquisa típicas usadas pelas pessoas.
Mas às vezes, eles podem ser estranhos ou difíceis de usar em uma frase. Por exemplo, “marketing digital” e “Dallas”. Para SEO local, usar “marketing digital Dallas” nos títulos, especialmente no conteúdo, é um desafio sem uma preposição.
Observe as tags de título das três principais páginas nos resultados da pesquisa:
• Principais agências de marketing digital em Dallas – Avaliações de 2022
• Dallas Digital Marketers | Mídia social e marketing digital …
• Serviços de marketing digital em Dallas
Nenhum dos títulos usou “marketing digital Dallas”. Em outras palavras, não há necessidade de forçar o uso de uma correspondência exata de frase e comprometer a gramática.
De qualquer forma, a pesquisa de palavras-chave é necessária, e há muitas ferramentas de SEO que os serviços e escritores de conteúdo de SEO podem usar.
Ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave
Webmasters independentes ou redatores de conteúdo freelance costumam usar essas ferramentas. No entanto, embora possam fornecer excelentes resultados, eles carecem de muitos outros recursos encontrados apenas em ferramentas de pesquisa pagas.
• Planejador de palavras-chave do Google
• Google Trends
• Ferramenta de palavras-chave
Ferramentas de pesquisa de palavras-chave premium
Estas são as ferramentas de pesquisa de palavras-chave de SEO mais avançadas que exigem uma assinatura. Serviços de redação de conteúdo SEO e agências de marketing digital estão entre os que utilizam uma dessas ferramentas para rastrear, analisar métricas e realizar testes A/B.
2. Conheça a intenção de pesquisa do público-alvo
A intenção de pesquisa, também chamada de intenção do usuário, intenção do público e intenção da palavra-chave, refere-se ao objetivo dos usuários sempre que consultam um mecanismo de pesquisa.
O Google, por exemplo, fez grandes avanços na compreensão da intenção de pesquisa das pessoas e exibe resultados usando rich snippets, como o Painel de conhecimento e a Caixa de respostas. Sem dúvida, fornecer as informações ou respostas necessárias aos usuários melhorou drasticamente a experiência do usuário.
Geralmente, existem quatro tipos de intenções de pesquisa na pesquisa de público-alvo:
• Intenção de Navegação. São termos de pesquisa usados por pessoas que já sabem o que desejam encontrar, como um site, página, informações de contato ou localização.
• Intenção Informativa. A maioria das pesquisas são informativas, nas quais os usuários desejam aprender alguma coisa. Normalmente, eles fazem perguntas como quem, o quê, onde, quando, por que e como.
• Intenção Transacional. São consultas em que os usuários desejam realizar uma ação específica. A compra é a intenção mais comum, mas também pode ser outras ações, como enviar seu e-mail, ligar ou visitar uma loja.
• Intenção Comercial. Essas consultas estão entre as intenções de pesquisa informativa e transacional. Nesse caso, os usuários querem pesquisar antes de se comprometer com algo.
Em SEO, a intenção de busca é fundamental para ranquear nas buscas locais. Da mesma forma, também é um elemento essencial necessário para aumentar a taxa de cliques das tags de título. Ao criar títulos que correspondam à intenção do usuário-alvo, é provável que mais pessoas cliquem e visitem a página.
3. Segmente duas palavras-chave
A maioria dos serviços de redação de conteúdo de SEO e estrategistas visam uma palavra-chave primária e várias palavras-chave secundárias.
Portanto, em vez de limitar ao conteúdo, os títulos também podem apresentar duas palavras-chave. Seu benefício mais significativo é classificar em mais palavras-chave para direcionar mais tráfego orgânico.
Existem duas condições necessárias para que várias palavras-chave em uma estratégia de título funcionem:
• Às duas palavras-chave devem corresponder ao tópico, razão pela qual a maioria das pessoas usaria uma combinação de uma categoria ou setor e um produto, serviço ou campo específico.
• As palavras-chave devem corresponder à intenção de pesquisa do usuário identificada na pesquisa de público-alvo. Como a intenção da palavra-chave nem sempre é óbvia, a melhor coisa a fazer é criar um título que corresponda à intenção de pesquisa.
Suponha que às duas palavras-chave sejam “ferramentas de SEO” e “pesquisa de palavras-chave”.
Cada termo é um tópico, mas a intenção é vaga. Se combinados, pode-se deduzir que o tópico é sobre ferramentas de pesquisa de palavras-chave de SEO.
No entanto, seu objetivo permanece incerto. A correspondência das palavras-chave com a intenção do usuário, portanto, depende da formulação do título.
Aqui estão dois tipos de títulos para ilustrar:
• As 7 melhores ferramentas de SEO para pesquisa de palavras-chave 2022: Este título de informação informa aos usuários que eles podem aprender mais sobre as diferentes ferramentas de pesquisa de palavras-chave de SEO.
• As 7 melhores ferramentas de SEO para pesquisa de palavras-chave abaixo de R$99. Ao adicionar ou alterar algumas palavras, a intenção muda. Por exemplo, adicionar “R$99” o torna uma manchete de investigação comercial.
O Planejador de palavras-chave do Google ajuda os usuários a encontrar novas ideias de palavras-chave. Também é útil na busca de variações ou palavras-chave relacionadas.
O KeySearch ajuda a encontrar palavras-chave, palavras e frases de indexação semântica latente ou LSI semelhantes em contexto e natureza à consulta de pesquisa.
4. Limite o comprimento do título
Sobre a contagem de caracteres das tags de título, veja o que os analistas de tendências para webmasters do Google, John Mueller e Gary Illyes, compartilharam.
“As tags de título não são fatores de classificação, nem, têm qualquer recomendação de comprimento”, disse Mueller. “As tags de título têm um limite em nível técnico”, acrescentou Illyes. “Mas o número não é pequeno.
Geralmente, porém, a recomendação de práticas recomendadas de SEO sobre o tamanho do título é de 50 a 70 caracteres.
Pelo menos, esse foi o caso alguns anos atrás, quando eles acharam que era o tamanho ideal para que os títulos aparecessem na íntegra nas SERPs.
No SERP do Google, porém, há um limite para o quanto eles exibem antes de cortar o excesso de palavras.
Então, em vez de contagem de caracteres, eles limitam as tags de título a uma largura de coluna de 600 pixels.
O Google também pode reescrever a tag de título se for excessivamente longa. “Se encher sua tela, provavelmente é muito longo”, explicou Illyes. “Se for apenas uma frase que se encaixa em uma ou duas linhas, você não terá uma ação manual para isso.”
Embora a contagem de caracteres possa não importar para o SEO, importa para o público. Tags de título truncadas, na maioria dos casos, não fornecem contexto suficiente e são visualmente desagradáveis. Com base apenas nisso, a maioria dos usuários não realizaria nenhuma ação.
0 comentários